O e-SAJ (Sistema de Automação da Justiça) é um portal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desenvolvido pela Softplan, que facilita a troca de informações e agiliza o trâmite processual. Ele oferece diversos serviços online voltados para advogados, cidadãos e serventuários da justiça. Algumas funcionalidades do e-SAJ incluem:
- Consulta Processual: acesso às informações de tramitação dos processos de primeiro e segundo grau.
- Peticionamento Eletrônico: protocolo e consulta de petições iniciais e intermediárias.
- Diário da Justiça Eletrônico: consulta aos cadernos das edições publicadas.
- Push: serviço que permite ao advogado receber por e-mail as informações sobre a movimentação processual.
O pacote pyESAJ foi desenvolvido para permitir a interação com o e-SAJ por meio do python.
Foram utilizados conceitos de web scraping, por meio do framework Selenium, para interagir com o Sistema de Automação da Justiça, e também o Pydantic para validação de objetos, parâmetros de input, parâmetros de pesquisa de processos judiciais, bem como outputs representados por listas de processos e outros objetos.
Para gerenciamento do projeto e dependências, utilizou-se o Poetry.
Em meados de outubro de 2024 o TJSP parou de enviar ao MPSP as intimações da maneira como vinha e definiu que, a partir de 26.10.2024, as intimações deveria ser especializadas diretamente no eSAJ. A partir disso, optou-se por utilizar uma ferramenta de webscrapping, seguindo o que um colega já havia feito (em Java).
Dessa forma foi criado o package pyESAJ, que faz webscrappping (com python) do eSAJ. Abaixo é possível ver o pacote em funcionamento.
Criar documentação no ReadTheDocs.- Fazer um CLI com um
__main__.py Juntar com o projeto https://dev.azure.com/mpsp/Informa%C3%A7%C3%B5es%20Estat%C3%ADsticas/_git/sp_tjsp_esaj. Já fiz quase tudo em 06.11.2024. Fazer último ckeck.- A tabela de Movimentos, quando raspa os dados de processo, precisa ter a data em formato datetime. 19.11.2024
